Alcobaça

Alcobaça

AlcobaçaDo concelho do Distrito de Leiria situado a 42 metros de altitude, Alcobaça cresceu pelos vales dos rios Alcoa e Baça. O Mosteiro de Alcobaça, classificado pela UNESCO em 1989 como Património Mundial, é uma reprodução da Abadia de Claraval.

Durante séculos, a economia de Alcobaça residiu na fertilidade da terra generosa e nos monges que desenvolveram uma acção colonizadora notável e puseram em prática inovações agrícolas, criando uma região agrícola que tem perdurado até aos nossos dias.

[tabs] [tab title=”Cultura e História” icon=”icon-key”]A sua fama deve-se, sobretudo, ao Mosteiro ou Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça, fundado em 1178 pela Ordem de Cister, em cumprimento do voto de doação feito por D. Afonso Henriques primeiro Rei de Portugal, quando da conquista de Santarém aos Mouros.[/tab] [tab title=”Desporto e Natureza” icon=”icon-leaf”]O Hóquei em patins e o futebol são os desportos que mais se praticam na região.[/tab] [tab title=”Gastronomia” icon=”icon-food”]A gastronomia está largamente influenciada pelos doces conventuais e da região. A iguaria mais conhecida é o Pão de Ló, um bolo que teve origem em Alcobaça mas que agora é conhecido a nível nacional.[/tab] [/tabs]

Leave Comment