Berlengas

O Arquipélago das Berlengas é um arquipélago português, composto por ilhas graníticas, situado no Oceano Atlântico, a 5,7 milhas a oeste do Cabo Carvoeiro.

A Ilha da Berlenga ou Berlenga Grande divide-se em duas partes, quase totalmente separadas por uma falha sísmica que a norte deu origem ao chamado Carreiro dos Cações e a sul ao Carreiro do Mosteiro.

A parte maior da ilha, chama-se Berlenga e representa mais de 2/3 da superfície total da ilha; a parte menor chama-se Ilha Velha.

Aqui encontra-se o Farol Duque de Bragança, o Forte de São João Baptista das Berlengas, a Praia do Carreiro do Mosteiro, restaurantes e parque de campismo.

PUB
familias

Reserve já as suas férias na Silver Coast Holidays

Férias a preços imbatíveis no Praia Del Rey Golf & Beach Resort em plena Região Oeste! Aproveite o Sol, o Mar e o Golfe www.silvercoastholidays.eu/reservas/

  • Farol da Ilha da Berlenga / Farol Duque de Bragança

Mandado edificar por Alvará Pombalino em 1758, o Farol batizado de “Duque de Bragança” é, sem duvida, de uma presença indispensável na ilha e também um dos mais antigos faróis portugueses.

Mas só em meados do século XVIII (1842), quando entrou em funcionamento, é que a luz deste farol passou a iluminar as noites do Atlântico, guiando os navegadores que por ali passavam.

Com cerca de 29m de altura, num dia de boas condições atmosféricas a sua luz é visível numa área até cerca de 50 km.

O Farol utiliza a energia acumulada durante o dia através de vários paineis solares que se encontram junto à sua base ou, em último recurso, de um gerador guardado numa das suas divisões.

  • Forte de São João Baptista das Berlengas

O Forte de São João Baptista foi mandado construir em 1651 pelo rei D. João IV, dada a sua posição estratégica.

Diz-se, contudo, que na ilha existiria um Mosteiro da Ordem de São Jerónimo, desde 1513, que oferecia assistência aos marinheiros em passagem e aos muitos náufragos vítimas da violência da costa.

Este mosteiro terá sido sucessivamente atacado por piratas, o que levou ao seu abandono.

Já no século XIX o Forte é desartilhado e abandonado, servindo como apoio às actividades piscatórias da região.

No século XX, o Forte foi transformado em pousada, abandonada após a revolução do 25 de Abril.

Hoje em dia o Forte de São João Baptista funciona como “casa-abrigo” da Associação dos Amigos das Berlengas, e é um dos locais de alojamento do arquipélago, contando com doze quartos principais e oito na muralha, bem como serviços de mini-mercado e restauração.

  • Praia do Carreiro do Mosteiro

A Praia do Carreiro do Mosteiro é uma praia localizada na Berlenga Grande, Arquipélago das Berlengas e no concelho de Peniche.

É a única praia da ilha adequada para banhos, acessível e com areal, que embora nao seja vigiada é capaz de fazer as delícias aos veraneantes mais exigentes, com as suas águas calmas e límpidas.

O nome desta praia teve origem num antigo mosteiro que ali existiu e encontra-se situada no fundo de um comprido carreiro, com águas muito transparentes, onde é possível tomar banho, observar peixes e descansar tranquilamente no areal.

A areia de cor rosada devido à erosão do granito, convida a um descanso retemperador de forças, embalado pelo som da água a bater nas rochas circundantes.

Leave Comment