Leiria

Leiria

Conta a lenda que três pastorinhos viram uma aparição de “Nossa Senhora” em 17 de maio de 1917. Durante os cinco meses seguintes, ‘Nossa Senhora’ reapareceu no mesmo dia, ao mesmo tempo, e os pastorinhos foram confiados com três profecias, conhecidos como os “Segredos de Fátima”. A última aparição foi vista por 70.000 pessoas, que presenciaram o “Milagre do Sol”, que mais tarde foi reconhecido pela Igreja Católica como um verdadeiro milagre.

Muitos entram ajoelhados no santuário em sinal de devoção e são queimadas velas como oferenda. A Procissão da luz das velas na noite de 12 de Maio é uma visão notável, com milhares de velas a iluminar o santuário.

[tabs] [tab title=”Cultura e História” icon=”icon-key”]Durante a Idade Média, Leiria foi uma das cidades mais importantes de Portugal, e foi palco de vários parlamentos feudais. No século XIV, serviu como um palácio real de verão para D. Dinis, que também restaurou a torre do castelo e transformou a fortaleza num palácio. Durante este tempo, Leiria estava cercada de milhares de hectares de solo árido, arenoso. Dom Dinis I ordenou a plantação de belas florestas de pinheiros entre a cidade e o litoral, que ainda estão prosperando hoje e é conhecido como o Pinhal de Leiria. A madeira destes pinheiros foi usada para construir navios utilizados pelos exploradores portugueses durante a época dos Descobrimentos. No final do século XV, Dom João I construiu um palácio real dentro das muralhas do castelo de Leiria (que foram parcialmente reconstruídas no século XX). A Sé Catedral de Leiria foi construída no século XVI e apresenta-como uma mistura de estilo manuelino e estilos arquitectónicos maneiristas.[/tab] [tab title=”Desporto e Natureza” icon=”icon-leaf”]Hoje, a cidade de Leiria é o lar de algumas das maiores indústrias de fabrico de Portugal. O centro histórico da cidade é um local encantador para visitar repleto de ruas de paralelepípedos e praças antigas bem como um mercado de antiguidades mensal que é realizado na cidade vizinha de Vieira de Leiria.[/tab] [tab title=”Gastronomia” icon=”icon-food”]Na praia Polvoeira, as colónias de polvo ainda podem ser encontradas nas piscinas naturais. Esta iguaria local é um dos destaques da culinária tradicional portuguesa nesta região. O restaurantes oferecem predominantemente peixe fresco e marisco. Vieira de Leiria é bem conhecida pelo seu arroz de marisco.[/tab] [/tabs]

Leave Comment